sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fácil de Degustar

Pasmem, mas é a verdade. Sobre a língua inglesa, estudos indicam que a alfabetização de adultos esta em baixos níveis, e mostram que a leitura online é mais difícil do que a leitura offline, e com um público cada vez mais global na web, nunca houve antes uma necessidade tão grande de se adotar um estilo de escrita simples. Resultados do International Adult Literacy Survey (IALS) as avaliações indicaram que apenas metade da população adulta E.U. (16-65 anos de idade) atingiram o nível 3, o nível de proficiência de alfabetização identificado como o padrão mínimo para o sucesso no atual mercado de trabalho (National Institute for Literacy). O Canada compartilha de uma situação semelhante, de acordo com a ABC Fundação Canadense de Alfabetização (ABC Canada Literacy Foundation): "Vinte e dois por cento dos canadenses adultos têm sérios problemas de lidar com qualquer tipo de material impresso. E outros vinte e quatro por cento dos canadenses só conseguem lidar com tarefas simples de leitura "(ABC Fundação Canadense de Alfabetização; destaques do relatório IALS original podem ser encontrados em www.statcan.ca/english/freepub/89F0093XIE/highle.pdf).
Linguagem simples, muitas vezes chamada de linguagem clara ou transparente, é tanto um conceito quanto um movimento que tem silenciosamente ganhado terreno nos últimos 10 anos. Não há nenhuma técnica para definir uma linguagem simples. Pelo contrário, a linguagem simples é definida pelos resultados, é fácil de ler, entender e de usar. (www.plainlanguage.gov). Outro site para a linguagem simples (Association International – www.plainlanguagenetwork.org) contem definições, exemplos, contatos, e uma lista de iniciativas relevantes e conferências através de uma variedade de indústrias. Lembre-se disso quando for publicar conteúdo online!
‘Mais palavras não fazem você parecer mais inteligente, ao contrário, impõem barreiras. Textos com escrita complexa são entendidos por poucas pessoas e, nestes dias de curtos períodos de atenção , muitas vezes são rejeitados. Ao invés de enfrentar a difícil tarefa de leitura de textos complicados, as pessoas optam por sair. Quando se trata de sua intranet, o objetivo da escrita é para comunicar uma mensagem.’(Kennedy e Dysart, 2007).

Nenhum comentário: